Computação em nuvem e segurança da informação
Date: 28 de setembro de 2016
|
Posted by:
|
, ,

computação-nas-nuvens

 

A Computação em Nuvem (Cloud Computing) é uma “tendência” crescente do mercado de tecnologia e já faz parte da realidade de grande parte das empresas, principalmente de grande porte, ao redor do mundo. E, como já se imaginava, ela veio pra ficar.

Para quem ainda tem dúvidas, utilizamos o conceito “cloud computing” para nos referir a arquivos, programas ou recursos de computação (como memória ou processamento) que não estão em nosso computador, estão em rede e podem ser acessados por internet. Quando você acessa seu webmail, salva arquivos no Dropbox ou Google Drive, paga contas pelo internet banking ou coloca uma foto no Facebook, você está fazendo tudo isto “na nuvem”. Para usar seu webmail, por exemplo, basta acessar uma página em seu navegador, sem precisar ter nada instalado no seu dispositivo; as mensagens ficam armazenadas em um servidor que pode estar em qualquer lugar do mundo.

Dentre as diversas vantagens da Computação na Nuvem estão a redução de custos (você só paga pelo que utiliza e não sofre com a rápida obsolescência de equipamentos e versões de softwares), flexibilidade (é possível alugar módulos ou capacidades específicas de acordo com a demanda da sua empresa), escalabilidade e tecnologia de ponta. Entretanto, algumas empresas deixam de utilizar esse tipo de modalidade por uma preocupação com a segurança da informação.

 

Afinal, é a Computação em Nuvem é segura?

 

Sobre o risco de falhas nos equipamentos

O risco de falhas em equipamentos é bem reduzido devido à arquitetura das redes em nuvem. Há poucas ameaças por danos físicos aos equipamentos, como quebra e destruição causadas por fenômenos meteorológicos ou roubos (ao contrário de nossos equipamentos individuais, que podem queimar ou serem furtados). E as grandes empresas que trabalham com esse tipo de tecnologia (Google, Amazon, etc) possuem recursos de backup como mais uma ferramenta de segurança.

 

A minha informação na internet está segura?

Sim, é uma forma segura de armazenar dados, pois o compartilhamento é limitado. Os arquivos são criptografados e podem ser acessados apenas por meio de login e senha.

Mas cuidado com os provedores de serviços! É importante contratar uma solução que ofereça a infraestrutura necessária à sua empresa, caso contrário, o que poderia ser positivo, pode se tornar um transtorno e gerar falhas na segurança. A lógica é a mesma da energia elétrica: existe um fornecedor e, eventualmente, pode haver alguma falha na prestação do serviço por motivo de força maior. Mas é fundamental que o prestador seja escolhido com cuidado, para minimizar os riscos de perda da informação.

A excelência do serviço prestado é inegociável. Isso requer atenção especial de quem fornece o serviço para conquistar e manter o cliente sempre satisfeito, o que novamente é muito bom para todas as partes.

 

Fica a dica!

Para quem ainda não se arrisca em deixar tudo nas nuvens, vale a pena começar por um passo simples: fazer um backup das informações em plataformas como o Google Drive. Assim, é possível testar o funcionamento da Cloud Computing sem grandes riscos.

Marcass Consultoria

0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *