(31) 3466 4700 . 99972 3411

Soluções

A Marcass atua em duas frentes de negócios: consultoria e implantação.
Clique e conheça um pouco mais sobre cada uma delas.

Se preferir,
escolha por aqui

01

Consultoria

Diagnóstico e planejamento
02

Implantação

Foco em resultado
Gestão do conhecimento
Gestão do conhecimento

As práticas de gestão do conhecimento (GC) tem se mostrado como recurso estratégico para a vida das organizações. A velocidade de um mercado de franca competição, desafia as organizações a não somente utilizarem de seus recursos de conhecimento, como também de criá-los e aplicá-los de forma adequada. No entanto, apenas “saber muito” sobre alguma coisa não proporciona, por si só, maior poder de competição para uma organização, mas sim aliar todo o conhecimento à sua gestão de forma estratégica – que atenda aos objetivos e metas organizacionais.

Para a Marcass, a gestão do conhecimento parte da premissa de que todo o conhecimento existente em uma dada organização, seja ele explícito, ou seja, registrado, ou seja ele implícito – aquele que as pessoas carregam e que ainda não foram documentados – pertence à organização. Em contrapartida, todos os colaboradores que contribuem para esse sistema podem usufruir de todo o conhecimento presente na organização.

Na Gestão do Conhecimento devemos dispor de:

  • Inteligência Competitiva: É o processo contínuo de monitoramento que busca identificar tendências do mercado, desenvolver análises estratégicas, descobrir oportunidades e mapear riscos através de metodologias.
  • Gestão de Competências: É o processo que busca, de forma organizada e contínua, identificar quais são os conhecimentos, as habilidades e atitudes que as pessoas precisam ter ou desenvolver para atender aos objetivos da empresa.
  • Educação Corporativa: É o processo responsável pela estruturação da cultura organizacional, de forma que, educando os membros da empresa, alinhe todos com as estratégias e objetivos da empresa.
  • Gestão do Capital Intelectual: É o processo que identifica, compartilha, e utiliza de forma eficaz os conhecimentos adquiridos e acumulados da empresa.
  • Gestão da Informação: É o processo que se preocupa com a organização e estruturação das informações que são importantes para a empresa, com o propósito de facilitar a tomada de decisão.
  • Aprendizagem Organizacional: É um processo de aprendizagem coletivo, o ambiente de inovação, e utiliza a detecção e correção de erros em busca da melhoria contínua, podendo resultar em novos conhecimentos ou novas soluções.

Para se obter resultados da Gestão de Conhecimento é preciso estabelecer estratégias de implantação e estar consciente de que a Gestão de Conhecimento é uma filosofia de gestão organizacional.

A Marcass oferece aos seus clientes o Diagnóstico e o Plano de Ação para implantar a Gestão do Conhecimento na sua organização. Este planejamento engloba a Arquitetura de Processos e Informação, o mapeamento de competências, a estrutura necessária para integração de sistemas, dos processos de trabalho, produção de conhecimento da organização, acervo arquivístico e bibliográfico, espaços de compartilhamento e segurança da informação.

Este Plano de Ação tem como objetivo proporcionar à organização conhecer e intervir nos processos de trabalho, disponibilizar experiências e compartilhar conhecimento, no sentido de se evitar retrabalho, alocar profissionais com habilidades e competências condizentes com as atividades da organização e possibilitar a inovação de processos e de produtos.  

Compartilhe conhecimento, evite retrabalho, aloque profissionais adequadamente e possibilite a inovação de processos e produtos.