Dicas para melhorar a Gestão da Informação na sua empresa
Date: 28 de setembro de 2016
|
Posted by:

Gestão_Informação

 

A “matéria-prima” principal para que você tome uma decisão em sua empresa, para planejar um novo produto ou para montar uma estratégia de marketing é, sem dúvidas, a informação. Ela é essencial em qualquer mudança e, também, no cotidiano das pessoas e organizações.

Entretanto, nem sempre é dada a devida importância ou cuidado à sua gestão. A forma como a informação e o conhecimento são obtidos, distribuídos e utilizados faz a diferença nos resultados e na competitividade; configura um fluxo que precisa ser identificado e pode detectar cenários que ainda nem aconteceram.

 

Você tem controle sobre as informações que circulam em sua empresa?

Quando “falamos” de informação, estamos falando também (e principalmente) de pessoas. Queremos que as informações certas cheguem às pessoas certas e no momento certo. São as pessoas que garantem a geração e percurso da informação.

Ainda que os recursos tecnológicos sejam importantíssimos para centralizar, facilitar e agilizar suas ações, envolver pessoas capacitadas vai potencializar as chances de um bom resultado. Por isso, a segurança e gestão da informação devem ser trabalhos praticados em conjunto (gestor e equipes), unidos a um sistema de segurança.
Sendo assim, é fundamental:

  • que a missão e os objetivos da empresa sejam entendidos por todos, deixando claro a onde a empresa quer chegar, qual é a sua intenção e papel na sociedade. Não tem como trabalhar em time se alguns buscam um resultado e outros correm para um sentido diferente.
  • mostrar como a gestão da informação pode trazer melhorias para todas as áreas e equipes envolvidas.
  • explicar as medidas de segurança que são tomadas e por quê.

É interessante elaborar uma política de segurança da informação; organize um encontro informal com as equipes para trocar ideias sobre o assunto e prepare o ambiente com informativos que chamem a atenção.

No dia a dia, tente programar o envio de lembretes por e-mail ou mesmo fazer impressos para espalhar pela empresa e distribuir entre a equipe. Relacionar-se bem com todas as áreas, mostrar que a empresa está aberta para falar sobre o assunto e manter uma aproximação natural e saudável são medidas que ajudam a gerar engajamento e envolvimento de todos.

 

Como os colaboradores participam?

Primeiro, é preciso estabelecer algumas regras e parâmetros e mostrar como cada um pode colaborar, pessoalmente, para o sucesso deste planejamento. Cada empresa tem sua própria fórmula, de acordo com seu perfil e cultura organizacional.

Algumas dicas podem ser valiosas para, pelo menos, garantir a segurança da informação em ambiente digital.

Sites Confiáveis
Instrua todos a acessar apenas sites confiáveis para evitar estar em um ambiente clonado ou que contenha spywares (um software espião de computador, que observa e rouba informações do usuário).

E-mails SPAM
Se você está recebendo e-mails não solicitados, exclua imediatamente para evitar contaminação.

Downloads
Uma das grandes causas de computadores com pragas são os downloads. A atenção deve ser dobrada para que outros softwares adicionais não sejam instalados. Faça a instalação com calma, leia tudo com atenção e não aceite tudo durante o processo.

Envio de dados por email
Evite utilizar e-mail pessoal para assuntos corporativos. Com a senha do seu e-mail, um hacker tem acesso a tudo que foi recebido ou enviado.

Navegadores
Uma das maneiras mais fáceis de prevenir ataques é simplesmente escolhendo o navegador certo, que esteja em constante atualização em prol da segurança.

Bom senso
Ofertas improváveis, mensagens sensacionalistas ou promessas absurdas têm grandes chances de ser um vírus. Por isso, teste o olhar e desconfie de abordagens apelativas.

Marcass Consultoria

0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *