6 dicas para melhorar a comunicação interna na sua empresa
Date: 9 de junho de 2016
|
Posted by:
|
, , , ,

comunicacao-interna

 

Empresas são mecanismos vivos, formadas por pessoas. Como tal, precisa que haja uma comunicação interna eficiente e eficaz, de forma a otimizar processos, melhorar a convivência entre colaboradores, tornar o ambiente organizacional mais agradável, alinhar objetivos e agilizar a tomada de decisões. Inclusive, saber o que acontece dentro da organização é uma forma de engajar colaboradores, contribuindo para aumentar a motivação.

Claro que as informações devem ser compartilhadas em conformidade com o nível hierárquico e grau de confidencialidade; nem todos precisam saber de tudo o tempo inteiro. Mas é imprescindível que as decisões e acontecimentos “públicos” devem ser, primeiramente, divulgados ou tratados internamente, com as pessoas que, de fato, compõe a organização. Caso contrário, você pode ter membros que não se sentem “parte do todo”, prejudicando o desempenho das equipes.

Seguem algumas dicas para melhoras a comunicação interna de sua empresa:

  • Ter uma equipe ou colaborador responsável por coletar e divulgar as informações dentro da empresa.
  • Estabelecer um procedimento para informar os colaboradores sobre decisões e acontecimentos internos, seja por email, informativo interno, quadro de avisos ou reuniões de departamento.
  • Usar diferentes canais de comunicação (intranet, messenger, quadro de avisos, grupos de e-mail, informativo) e mantê-los atualizados; informações obsoletas minam a credibilidade.
  • Possibilitar que a comunicação seja uma via de mão dupla, abrindo espaços para que os colaboradores também tenham a possibilidade de se expressar.
  • Centralizar a informação e facilitar o acesso a ela; a intranet é uma ótima alternativa.
  • Realizar eventos internos e externos; isso aumenta a interatividade entre as equipes e fortalece a comunicação.
Marcass Consultoria

0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *