Como a Gestão do Conhecimento pode ajudar sua empresa?
Date: 22 de julho de 2016
|
Posted by:
|
, , ,

gestao-do-conhecimento

 

Empresas são formadas por pessoas. Por si só, maquinários e estrutura não são capazes de gerar produtos, serviços ou renda. Essa constatação, que pode parecer óbvia, tem uma série de desdobramentos. E um deles é: cada colaborador carrega consigo suas próprias experiências, conhecimento tácito e empírico e capacidades técnicas. Nem sempre, esse conhecimento é registrado. Sendo assim, como sua empresa faz para gerir e aproveitar o potencial desse capital intelectual?

A gestão do conhecimento parte da premissa de que todo o conhecimento existente em uma dada organização, seja ele explícito (registrado) ou implícito (aquele que as pessoas carregam e que ainda não foram documentados) pertence à organização. Em contrapartida, todos os colaboradores que contribuem para esse sistema podem usufruir de todo o conhecimento presente na organização.

Mas é preciso saber usar gerir e usar esse conhecimento. Apenas “saber muito” sobre alguma coisa não proporciona, por si só, maior poder de competição para uma organização, mas sim aliar todo o conhecimento à sua gestão de forma estratégica – que atenda aos objetivos e metas organizacionais.

Seguem algumas dicas para que sua empresa não perca oportunidades de negócios (e, com elas, tempo e dinheiro) por falhas na Gestão do Conhecimento.

Inteligência Competitiva
Se sua empresa não monitora continuamente o mercado para identificar tendências, desenvolver análises estratégicas, descobrir oportunidades e mapear riscos, é um, sinal de que pode não estar explorando todo o potencial que ele oferece. As informações estão aí para serem avaliadas, e provavelmente seus concorrentes estão fazendo isso.

Gestão de Competências
Esse processo busca, de forma organizada e contínua, identificar quais são os conhecimentos, as habilidades e atitudes que as pessoas precisam ter ou desenvolver para atender aos objetivos da organização. Se sua empresa não faz isso, está deixando de aproveitar o potencial de seu capital intelectual.

Educação Corporativa
Educar os membros da empresa para alinhar todos com as suas estratégias garante que as equipes tenham foco e concentrem esforços e energia naquilo que é necessário para atingir os objetivos organizacionais. Quanto mais estruturada for a cultura organizacional, maior a chance de sucesso.

Gestão do Capital Intelectual
Identificar, compartilhar e utilizar adequadamente os conhecimentos adquiridos e acumulados em sua empresa é fundamental para garantir a eficiência e eficácia dos processos, bem como para atingir os resultados esperados com maior precisão.

Gestão da Informação
A organização e estruturação das informações da empresa facilita a tomada de decisão, possibilitando que sua empresa aja e reaja de forma mais ágil às tendências e cenários do mercado.

Aprendizagem Organizacional
É importante que sua empresa desenvolva um ambiente de inovação e um processo de aprendizagem coletivo; detectando e corrigindo erros em busca da melhoria contínua. Isso resulta em novos conhecimentos e novas soluções.

Para se obter resultados da Gestão de Conhecimento é preciso estabelecer estratégias de implantação e estar consciente de que a Gestão de Conhecimento é uma filosofia de gestão organizacional.

Quer ajuda? Conte conosco!

Marcass Consultoria

0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *